Ser produtivo na gestão do tempo é um dos principais desafios enfrentados por profissionais e estudantes. Com a pandemia, e o deslocamento massivo de vários trabalhadores e estudantes para o sistema de trabalho e ensino remoto, muita gente percebeu a enorme dificuldade que é manter uma rotina disciplinada e produtiva em um ambiente como a própria casa. São muitas as distrações que costumam roubar nossa atenção e nos tirar o foco de atividades que devem ser priorizadas.
Como professor e aluno, também enfrento muitas dificuldades com relação a isso e noto que esse problema precisa ser tratado com prioridade, afinal, todos queremos uma vida produtiva e sem desperdícios de tempo.
Por isso, resolvi escrever esse artigo e falar um pouco sobre uma metodologia de gerenciamento de tempo que considero muito útil: a técnica Pomodoro.
Essa técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo na década de 1980, durante os seus primeiros anos de estudo na universidade. Ele percebeu que sofria de um problema muito comum na esmagadora maioria dos estudantes: a falta de foco nos estudos. Foi então que ele decidiu utilizar um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano) para cronometrar seus tempos de estudos e, também, alternar com tempos de descanso mental. E assim surgiu a técnica pomodoro.

Figura 1 - Cronômetro em forma de tomate (pomodoro).

Figura 2: Francesco Cirillo
Como utilizar?
A técnica Pomodoro utiliza como base o fato de que o cérebro consegue ter um alto nível de concentração em determinada tarefa, porém, esse foco tem uma duração limitada e, se utilizada da forma correta, essa concentração pode render mais horas de produtividade.
Para você entender melhor o que estou explicando, vou utilizar o exemplo da academia de musculação. Se você já praticou musculação ou conhece como funciona, sabe que os treinadores passam diversas “séries” de exercícios, que consistem basicamente na seguinte rotina: você exercita o músculo uma determinada quantidade de vezes, depois faz uma pausa para descanso e, em seguida, retorna para o mesmo exercício. Isso costuma se repetir algumas vezes até você mudar o exercício e começar tudo novamente.
Por que a musculação é feita dessa forma? Porque seu corpo tem um limite que precisa ser respeitado. Um exercício prolongado pode machucar seus músculos e, para tanto, é necessário inserir algumas pausas para “descanso”.
Pois bem, nosso cérebro funciona de forma semelhante. O ato de realizar determinada tarefa ou estudar algum assunto, de forma concentrada, é bastante cansativa e exige muito da nossa capacidade cognitiva e, por isso, se você forçar o cérebro a trabalhar além dos limites, isso causará cansaço, perda de concentração, sonolência ou mesmo desinteresse pela tarefa a realizar.
Nesse contexto, a técnica pomodoro consiste na alternância entre períodos de alta concentração com pausas para descanso. A metodologia consiste em dar início realização da tarefa (ou estudo) por 25 minutos de forma totalmente concentrada (sem distrações). Após esse período, deve-se dar uma pausa de 5 minutos, onde é imprescindível que seu cérebro relaxe. Ou seja, durante a pausa, não faça nenhuma atividade que exija raciocínio e concentração, pois o cérebro precisa descansar. Logo após, recomeça um novo ciclo de 25 minutos seguidos por uma nova pausa. Esse ciclo deve se repetir 4 vezes e, depois, a pausa do quarto pomodoro deve ser mais longa (entre 20 e 30 minutos). Quando esse ciclo de 4 vezes acabar e você fizer a pausa longa, recomece tudo novamente. A figura abaixo explica visualmente esse processo:

Seguindo esse fluxo de atividades, você perceberá que as pausas durante os períodos de concentração ajudarão no relaxamento da sua mente e serão úteis para que você possa se manter concentrado por um período maior.
Como aplicar a técnica?
Existem várias formas de você colocar isso em prática. É possível utilizar o Timer do seu celular ou mesmo um app (existem vários). O importante é seguir o método à risca. Ou seja, procure se concentrar ao máximo durante os 25 minutos e evite distrações. Se você sente o desejo constante de olhar o celular, deixe-o longe de você. Se sua casa é barulhenta, procure estudar em algum outro local. Muito mais importante do que o “instrumento” utilizado para aplicar a técnica, é ser fiel aos princípios por trás da metodologia.
Recomendo você seguir o processo abaixo:
1. Procure um local “seguro”, onde você possa ter o menor número de distrações possíveis.
2. Faça uma lista de atividades que você precisa realizar e ordene-as por prioridade.
3. Dê início ao processo, sem esquecer das pausas longas. Repita quantas vezes for necessário e/ou possível.
Deixo, abaixo, uma lista de ferramentas úteis para você utilizar (sites e aplicativos):
Focus Booster
Pomodoro Time
PomoDoneApp
Tomato Time
KanbanFlow
Pomotodo
Marinara Timer
Be Focused
Tomatoes
Engross
Pomodoro.cc
Timerdoro
Pomodoro Keeper
Focus Keeper
Vantagens da utilização do método
Quem costuma utilizar o método de forma frequente percebe inúmeros benefícios. Vou citar alguns deles:
1. Aumento na produtividade, pois você consegue concentrar-se, no saldo total, por um período muito maior de tempo.
2. Identificação das principais distrações por trás da sua rotina. Você consegue perceber quais atividades mais “chamam” sua atenção e tentam te distrair.
3. Pode ser utilizado para diversas aplicações: tarefas profissionais, estudos, tarefas domésticas e, até mesmo, para exercícios físicos.
Pomodoro Planner
Para ajudar você na hora de aplicar essa incrível técnica, eu disponibilizo um Planner gratuito para você se organizar de forma mais eficiente e produtiva. Para baixar, clique aqui!
Espero que tenham gostado desse artigo.
Abraços e até a próxima!
Comments